02 maio 2013

Vendas subindo; problemas idem!

Eu tenho parentes que são fumantes.. mas não são pouco fumantes ou fumantes comuns; são fumantes daqueles já roucos, cinzas e cheios de rugas, que acordam catarreando já no caminho da cama até o banheiro.. [tenho que continuar] fumantes em que uma simples risada inicia uma cadeia de tosse e falta de ar e, de tão presos ao vício, chegam a fechar as janelas de seus carros durante o consumo de um, dois ou três cigarros. Fico imaginando se um Doutor desse o laudo terminal a estes parentes, devido a esse excesso.. eles não iriam se importar.
 
Sempre penso nesses meus parentes quando leio uma notícia do tipo: "Vendas crescem 8,5% no mês". Eu só posso imaginar que são pessoas que estavam com tremedeiras ou já doentes de abstinência pois não encontrei nenhuma notícia do mercado internacional, da Bolsa de Valores, da ANP, do Governo, da cotação do dólar ou de qualquer outro índice para explicar o que causou essa maior procura ou que mostrasse de que ESTE é o momento para comprarmos um carro novo ou que um carro traria um retorno a curto, médio e longo prazo melhor que a poupança, por exemplo..
 
Vendo! Vendo!... Compro! Compro!
 
Pelo contrário, saiu uma aí sobre uma máfia do asfalto em Santa Catarina.. saiu outra em que vão tirar os impostos do produtor de Etanol mas que esse lucro não chegaria ao preço da bomba.. outra ainda diz que a partir de hoje a Gasolina passa a ter 25% de Etanol ao coquetel.. outra conta que a montadora da gravatinha está pressionando uma prefeitura, para isenções fiscais, para investir em seu pátio fabril particular.. e tem mais um monte mostrando que o cenário na verdade não é promissor  (Aqui e Aqui) e que várias medidas estão sendo tomadas NESTE momento para proteger os produtores deste bem de uma provável crise futura (convenhamos que alguns desses 300 mil carros de Abril não vão ser pagos).
 
Mercado aquecido por gelo
 
De cair ainda mais o queixo, pois o crescimento não se trata de uma nova tecnologia ou atrativos "sine qua non".. os mais vendidos deste mês são os mesmos do mês passando, sem as mesmas tecnologias entre sí (carros peladinhos e inseguros); Gol, Uno e Celta.
Sou até capaz de dizer que o trânsito ficou 8,5% mais perigoso este mês.
 
Será que um Doutor poderia convencer com este quadro terminal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário