04 maio 2013

Notícias da Semana

Tenho vários assuntos pra tratar, que lí na internet, durante essa semana. Mas não quero colocar posts grandes..
 
Bem, começando por um dos assuntos;
 
Essa semana chegou mais um fascículo de minha revista automotiva..
Como de costume, não leio muito as matérias da capa e vou direto para a seção em que a Editora mantém uma frota de carros, para avaliar o pós venda e, claro, os carros, realizando inclusive o desmonte completo do veículo.
 
Enfim, tem um modelo alí que está quase no fim de sua avaliação, coitado... E, nesta fase, a revista faz uma sondagem de cotação de mercado com o carro, levando ele em concessionárias e lojas especializadas. O carro em sí tem quilometragem alta, apenas isso, pois a revista conta com uma gama de profissionais caros e especializados, que verificam tudo no carro, antes e depois de envia-lo para as revisões... logo, é um carro tratado melhor, bem melhor, do que nós tratamos os nossos carros. 

 Passando o carro pra frente..
 
Com isso, o repórter da matéria saiu a caça de cotações. E levou um grande soco. Logo de cara, na concessionária onde o carro foi comprado 12(doze) meses antes, por R$53.460,00, o vendedor fez cara feia e chegou a dizer ao cliente que "Se eu pegar esse carro, vou ficar com um mico na mão" e insultou com uma oferta de 36mil reais apenas como troca por outro carro mico, digo, carro "zero".
O repórter, muito educado, partiu para outras lojas e entrou na concessionária de um concorrente onde o vendedor até avisou que iria ofender, e apresentou a proposta de 25mil reais. Insistindo em realizar uma matéria melhor para a revista, o repórter visitou mais uma porção de lugares e, finalmente, conseguiu uma oferta de 41mil em uma loja privada. E a matéria acaba assim.
 
A Editora que comprou o carro acima é rica, muito rica. Provavelmente está cagando para essa desvalorização. Mas o motorista que compra esse veículo não chega aos pés desta fortuna e, sente o peso da pancada.
A desvalorização deste carro da reportagem, considerado ser o carro usado mais bem cuidado do mercado nacional, foi de 23,3%, na melhor das ofertas.. e de 53,2% na pior das ofertas.
Claro que a pior oferta não seria a correta.. mas se fosse um caso de emergência, de repente, o vendedor teria sucesso em sua presa. A oferta melhorzinha.. bem, foi a melhorzinha.
 
Não me passa pela cabeça quanto uma pessoa precisa ganhar para comprar um carro destes.. provavelmente ela se afunda em um financiamento... mas, em um ano, quanto alguém precisaria ganhar para pagar o carro e, claro, sobreviver o resto do mês? O valor do carro em sí, pago em 12 vezes (ou seja, um ano), já garante 4455 reais de um salário.. (imagine, daqui a um ano, 23,3% dessa bocada em um contracheque, jogados no lixo!!)
 
 Trabalho #FAIL
 
Pra mim isso é um absurdo pois além destes valores estupefatos acima, a revista não comentou nada sobre o preço final ou sua desvalorização durante a matéria.. NADA!! Claro, isso deve ocorrer porque alguém da redação vai poder levar o carro pelo preço da oferta.. ou seja, alguém da redação está feliz com o preço oferecido... mas, sendo a revista uma "formadora" de opinião, esperava um pouco mais.. um pouco bem mais afinal, preciso avisar muita gente à não pagar por um mico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário