27 maio 2013

Resolvendo um CASE

Zerando seu hodômetro...

Você está aqui, lendo. Mas, daqui a alguns minutos, vai precisar estar em algum lugar para algum compromisso.

Como você vai chegar lá?

Esse é o problema que devemos resolver, muito antes de cogitar comprar um carro. O carro pode ser uma das soluções, claro, mas focar apenas na solução para resolver o problema, não é resolver o problema inicial, e sim criar um novo problema; O de não ter um carro.
Veja, entre aqui e seu destino, não importa o meio de transporte que você use, o problema é seu deslocamento até lá. Se você ir a pé, você chega lá; se você ir de patins, você também chega lá; skate, bicicleta, motocicleta, ônibus, trem, carro, taxi, helicóptero, avião, canoa, navio, etc.. todos podem resolver seu problema entre A: Local e B: Destino.



"Ah, mas ir de carro é mais rápido", "Ir de carro é mais seguro", "Com meu carro é mais confortável" e "Prefiro ir de carro" são frases que apenas focam na solução e seus problemas seriam, respectivamente: velocidade, segurança, conforto e gosto. Então, embora seja um absurdo, você poderia ir com um helicóptero blindado, sentado em poltronas de couro de seu rebanho, à padaria que, no fim das contas, daria no mesmo como ir de carro pois, como havia "levantado a bola", o problema é o deslocamento entre sua casa e a padaria, apenas.

Bem, a Folha apresentou uma vez, uma matéria muito interessante sobre o que compensa mais; Abrir mão de seu dinheiro, comprando um carro, ou gasta-lo com um taxista (leia a matéria aqui). Essa matéria é uma boa análise de uma das alternativas para resolver o problema de ir comprar o "pão nosso de cada dia e seus similares".


Eu não estou sendo cético ou chato, acredite. O Brasil quebra recorde de vendas de carro pois estamos focados apenas na solução e não no problema - que, pensando agora, seria a falência, abandono e falta de incentivo do transporte alternativo, como ônibus, bicicletas e taxis. Esquecemos, por exemplo, que esse sinal de saúde econômica tem nos feito gastar cada vez mais tempo, parados e enfileirados pelas ruas das cidades, em grandes conglomerados de trânsito. Ou que a Gasolina rabo-de-galo já passou de R$3 o litro em várias cidades canarinhas. Ou que vamos investir tanto Dinheiro (sendo Dinheiro igual a Trabalho) em um transporte que vai basicamente nos levar ao trabalho..


Nenhum comentário:

Postar um comentário