14 setembro 2013

Aço, kevlar, vidros e balas

Olá,
 
Neste post não vou atacar o preço absurdo de um carro, peça ou revisão. Também não vou alertar sobre custos extras, taxas ou outros gastos.
Então, avisado, começo o post assim;
 
Quando morei em São Paulo, fui assaltado no trânsito algumas vezes.
 
Não é agradável para ninguém ser assaltado, claro. Mas, no meio do trânsito é ainda pior pois não se tem para onde fugir, os motoristas ao seu lado não fazem nada e, após a entrega do que foi pedido, você permanece alí preso, apavorado, dando graças a deus que não foi morto e ainda pensando no que fazer a seguir; se vale mesmo a pena ir na delegacia perder tempo para registrar um B.O.
 
Desesperados..
 
A uns 8 anos atrás, um colega meu havia ganho um bom carro de seu pai, um presente. Mas, antes de assumir o volante do brinquedo, o veículo foi enviado para blindagem.
Na época achei meio obsurdo pois o carro bom era na verdade um popular com alguns opcionais e que, com o peso extra de armadura, não imaginava como o carro ia conseguir andar ou quanto iria resistir. Nesta mesma época eu também trabalhava com uma montadora de veículos que vendia um jipinho "blindado de fábrica" -por quase o dobro do preço- e, anotava em meu caderninho que sempre alguém perguntava sobre esta versão específica. Também por esta data um familiar sofreu uma tentativa de assalto na Av. Morumbi.. avançou o sinal para fugir mas ficou presa no trânsito; os assaltantes foram até ela e balearam o carro, sem levar nada (ela não morreu). Pouco antes de vir para cá -sendo um dos motivos para sair de SP- o pai de uma amiga faleceu em assalto armado no trânsito, acabando também com a família em sí.
 
E, não sendo eu louco, pessimista ou contador de histórias, a tempos o mercado de carros blindados vê no desfortúnio de uns, a oportunidade de crescer, como mostra a matéria a seguir (clique aqui). O texto "tenta-se" explicar, por um modelo matemático meio duvidoso, que a quantidade de carros blindados está maior pois, além da violência, o carro blindado está mais barato.. na verdade não mais barato, ele custa ainda o mesmo mas, como o dinheiro desvalorizou, consequentemente ele ficou mais barato. E como a violência não para de escorrer pelas ruas, o útil uniu-se ao agradável.
 
Você está seguro assim?
 


Isso traz exatamente o cenário que meu amigo viveu, no começo do post.. cada vez mais, agora, carros populares se submetem a lipoaspiração inversa da blindagem.
Fiates, fordinhos e gravatinhas passam a ter muito mais que a semelhança de não poderem abrir suas janelas traseiras e de gastarem pouco no trânsito.. eles se tornam a materialização da falência de nosso convívio civilizado.

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